Persona – qual a sua importância e como criar?

Tempo de leitura: 2 minutos

Resumo: Muitos empreendedores possuem dificuldades para responder com clareza qual é o público alvo de seus serviços/produtos. 

À primeira vista, definir um público-alvo pode parecer simples, mas com o tempo o processo se mostra cada vez mais complexo. 

Entender corretamente qual é o seu público é um passo vital para uma comunicação efetiva e assertiva com sua audiência, levando a concretização do seu objetivo final que é a conversão. 

No marketing digital, existe um recurso que pode te ajudar muito no momento da elaboração da sua estratégia de produção de conteúdo, a criação de personas. 

Uma persona é um personagem fictício baseado em dados e comportamentos que representam o público ideal de uma marca/empresa. Sua função é orientar a produção de conteúdo do marketing, criando uma comunicação mais assertiva com o público.

Ter uma persona é muito importante para guiar toda sua produção de produtos e serviços, sua produção de conteúdo, estratégias de marketing, identidade visual, etc.

É ela que vai orientar, por exemplo, as ações necessárias para que você conquiste novos clientes, ou para fidelizar aqueles que você já tem. Afinal de contas, quanto mais você conhece seu público, mais assertiva será a sua comunicação com ele.

A primeira vista pode parecer que público-alvo e personas não são a mesma coisa. A verdade é que o conceito de persona completa a definição do seu público-alvo na estratégia de comunicação. Enquanto o público-alvo é uma definição genérica e resumida, a persona tende a ser mais completa e detalhada. Por exemplo, imaginemos um cenário fictício de uma escola de idiomas:

 

Nesse cenário vamos definir um exemplo de público-alvo e de persona para você enxergar as diferenças entre eles.

 

Público-Alvo:

Homens e mulheres, na faixa dos 20 à 35 anos, universitários, com renda mensal acima na faixa dos R$2.000. São estudantes que desejam dar um upgrade na carreira e também viajar pelo mundo.

 

Persona:

Lucas tem 25 anos, é estudante de publicidade e trabalha como analista júnior em uma multinacional. Desde a sua adolescência tem o sonho de realizar um intercambio e vem economizando para realizar este sonho. Porém, ele diz não conhecer ninguém próximo que já tenha realizado intercâmbio, portanto, necessita de uma escola que não apenas ofereça bons preços de pacotes para aprender idiomas, mas que também oriente para que sua experiência no exterior seja inesquecível como ele sempre sonhou.

Entendeu a diferença entre público-alvo e personas? Viu como ela pode te ajudar e muito na comunicação com sua audiência? Sabia que uma empresa pode ter diferentes personas para diferentes públicos e objetivos? Por exemplo, para cada produto ou serviço da sua empresa, você pode construir uma persona diferente para se conectar com o público do respectivo produto/serviço.

A Greek pode te ajudar a elaborar suas personas para potencializar sua estratégia de marketing, atraindo e convertendo cada vez mais clientes. Entre em contato e vamos juntos alavancar os resultados do seu negócio.

Estratégia,Persona

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ótima leitura futuro parceiro.

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